domingo, 28 de maio de 2017

Monumento do Cristo Redentor de Sobral completa 78 anos

            28/05/1939 -28/05/2017  -  78 anos 

            Hoje o nosso belo monumento do Cristo Redentor está completando 78 anos de sua inauguração. A 18 de setembro de 1938, em terreno doado por Aristides Frederico de Andrade, no Morro do Cruzeiro das Missões, hoje mais conhecido como Alto do Cristo, procedeu-se à bênção e ao lançamento da pedra fundamental do monumento ao Cristo Redentor, pelo bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota.
            O Revmo. Mons.Vicente Martins da Costa muito contribuiu para a concretização desse monumento, cuja dimensão total é de 28 metros, construído com a cooperação popular. A imagem do Cristo foi confeccionada em Juazeiro do Norte(CE) por um italiano que ali resídia, tendo sido transportada de trem para Sobral.
            A inauguração do monumento ocorreu no dia 28 de maio de 1939. Do alto do monumento, têm-se uma visão panorâmica da bela Princesa do Norte, por ser o ponto mais alto da cidade.
            Lamentavelmente, ao completar seus 78 anos, aquele belo monumento há muito tempo está abandonado pelo Poder Público Apesar de ser um ponto atrativo para a população e para os visitantes, o local não oferece nenhuma segurança, sobretudo  no período da noite, quando muitas pessoas desejam ter a visão noturna da cidade e desfrutar da agradável brisa por conta de sua altitude.
            A Igreja Católica sobralense também há vários anos não realiza nenhum evento católico lá nos pés do Cristo. Lembro-me que na minha infância, na época do Pe.Palhano, a Igreja sempre realizava   eventos no patamar do monumento com a presença de centenas de católicos Os eventos eram bastante animados Depois da morte do referido padre, nunca mais houve interesse por parte da Diocese em continuar com os eventos religiosos.
            Uma outra omissão por parte do Poder Público é a falta de uma placa com a data de inauguração do monumento ou mesmo com um pequeno histórico da imagem. Os visitantes vão até o monumento, mas não sabem das origens. Tudo isso é lamentável. Está na hora do novo prefeito, Ivo Gomes, tirar do papel e colocar em prática um projeto de revitalização que foi elaborado na gestão do ex-prefeito Cid Gomes. Pelo que eu sei, o projeto é viável e deixará aquele monumento belo e mais atrativo.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário