segunda-feira, 29 de maio de 2017

Há 98 anos, ocorria em Sobral um eclipse total do Sol

          HOJE NA HISTÓRIA DE SOBRAL -29/05/1919 - 29/05/2017/ 98 ANOS

          Hoje está completando 98 anos da ocorrência de um eclipse total do Sol que foi observado em Sobral,`às 8h56, com duração de 5 minutos e28 segundos. O fenômeno foi observado na Praça Oswaldo Rangel, popularmente conhecida como Praça do Patrocínio. Na referida praça encontram-se o Museu do Eclipse e o Monumento em alusão ao eclipse. O fato projetou Sobral no cenário científico mundial e consagrou o nome do cientista alemão Albert Einstein, que teve comprovada sua Teoria da Relatividade.
          O eclipse não seria visível no hemisfério setentrional pelos observadores europeus e norte-americanos. Dai a sua importância para astrônomos e físicos que se dirigiram a Sobral para observar o fenômeno, visto que, após minuciosos estudos, ficou comprovado que somente de Sobral e da Ilha do Príncipe, na costa ocidental da África, as condições seriam bem mais favoráveis.
          No momento que ocorreria o eclipse, o céu da Ilha do Príncipe estava encoberto por nuvens, enquanto que aqui em Sobral o céu estava totalmente limpo, favorecendo o fenômeno. Os cientistas que vieram com a intenção de observá-lo, se instalaram na Praça do Patrocínio com seus equipamentos e ficaram maravilhados com o que viram no momento em que o Sol projetava sobre Sobral o cone de sua sombra.
          A História nos revela que no momento do eclipse, Sobral ficou escura durante cinco minutos, e por conta disso, muitas pessoas pensavam que o mundo estava se acabando. Muitos correram para o interior da igreja orando e pedindo perdão pelos pecados. As galinhas subiram nos paus para dormir devido a escuridão. Enquanto isso, os cientistas estavam extasiados durante os cinco minutos de escuridão, pois naquele momento estavam comprovando a teoria de Einstein..

Nenhum comentário:

Postar um comentário