quarta-feira, 5 de julho de 2017

Como estará Sobral nos seus 300 anos?

                    BREVE HISTÓRICO DE SOBRAL


          Hoje, 5 de julho, nossa querida Sobral, nossa bela Princesa do Norte, está completando seus 244 anos de emancipação política. Esta amada cidade começou a surgir às margens do lendário rio Acaraú, no centro da imensa região da Ribeira do Acaraú, de uma grande fazenda denominada Caiçara, nome indígena proveniente do idioma dos índios que habitavam essa região. Em 1772, já era chamada de povoação da Caiçara, e em 5 de julho 1773, foi elevada à vila, com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral. Nesse dia, foram eleitos e empossados, os primeiros vereadores que iriam compor a primeira Câmara Municipal de Sobral, no prédio da Câmara e Cadeia. Para configurar sua autonomia como vila, foi erguido um pelourinho em frente a matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em 12 de janeiro de  1841, a vila foi elevada à categoria de cidade com o pomposo nome de Fidelíssima Cidade de Januária  do Acaraú. Por ordem do presidente da Província do Ceará, José Joaquim Coelho, através da Lei Provincial Nº 244, de 25 de outubro de 1842, a cidade passou a ser chamada de Sobral.

                    COMO VEJO SOBRAL NO PRESENTE E COMO A PENSO NO FUTURO
            
          Não se pode negar que atualmente Sobral é uma cidade próspera e de economia emergente, mesmo enfrentando a crise econômica e política que o Brasil atravessa. Apesar do seu ciclo de desenvolvimento, Sobral ainda possui algumas mazelas sociais. O povo sobralense necessita de muitos benefícios nas áreas da saúde, sistema de transportes, saneamento básico, segurança, moradia e geração de emprego e renda. Hoje somos uma cidade com mais de 200 mil habitantes sem uma estrutura urbana definida e satisfatória.
          Dois grandes homens ilustres sobralenses marcaram a história religiosa, política e desenvolvimentista de Sobral: Dom José Tupinambá da Frota, nosso primeiro bispo, e Cid Ferreira Gomes, ex-prefeito. Na verdade, no decorrer dos seus 244 anos, Sobral só teve esses dois períodos que sinalizaram o seu progresso. Entre Dom José e Cid Gomes, nossa cidade ficou parada no tempo, e de Cid Gomes para cá, mais uma vez, está parada no tempo.
          Daqui a 56 anos, nos seus 300 anos, como estará Sobral? Não estarei mais aqui, já estarei na eternidade, mas posso deduzir que nos seus 300 anos, esta querida cidade já estará com seus 500 mil habitantes ou mais, com largas avenidas, com viadutos, com muitas indústrias gerando empregos para as futuras gerações, com mais 2 shoppings Centers, 100% de saneamento básico, com mais dois grandes hospitais para servir bem à população, com um sistema de transporte urbano eficiente, com seu patrimônio público preservado, todos os sobralenses com moradia digna e o nosso velho rio Acaraú revitalizado.
          Meus filhos e meus netos com certeza terão orgulho de terem nascidos em Sobral, pois nos seus 300 anos, esta cidade estará nas mãos de políticos embuídos de bons propósitos, pensando no bem e na comodidade do nosso povo. Nosso atual prefeito, Ivo Gomes, deve iniciar a performance desta Sobral do futuro, visando um novo século de desenvolvimento.
         Não estou sendo um sonhador iludido. Sou apenas um otimistas. É meu desejo que no ano de 2073, Sobral seja uma cidade-luz, sempre bela e próspera. Desejo também, que a população sobralense esteja feliz, morando numa cidade agradável. 

                 PARABÉNS MINHA AMADA SOBRAL, PARABÉNS MINHA QUERIDA PRINCESA DO NORTE, PARABÉNS MINHA MAJESTOSA E HERÁLDICA CIDADE NOS SEUS 244 ANOS!
                  QUE O CRISTO REDENTOR E N.S. DE FÁTIMA ABENÇOEM ESTA CIDADE E SEU BRAVO POVO!
         
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário