terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Área Metropolitana de Sobral: sonho ou realidade?

            A ideia e a vontade da criação da Região Metropolitana de Sobral(RMS) é antiga. Quem primeiro se pronunciou sobre o assunto foi o ex-vereador sobralense Marco Prado(DEM). Naquela época, estava sendo criada a Região Metropolitana do Cariri(RMC), com sede em Juazeiro do Norte. Mas a proposta do então edil sobralense não logrou êxito.
            Quem também apresentou proposta para a criação da RMS foi o deputado Teodoro Soares, de saudosa memória, na legislatura passada, aprovada como projeto de indicação. Agora, a expectativa é de que a proposta, de autoria do deputado estadual Antônio Carlos(PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, seja aprovada como projeto de lei.
            Sobral hoje ocupa o terceiro lugar no ranking do Produto Interno Bruto(PIB) do Estado e vive uma prosperidade significativa com grau de desenvolvimento econômico suficiente para se transformar em Região Metropolitana, que será composta por 18 cidades: Sobral, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota Cariré, Pacujá, Graça, Freixeirinha, Miraíma, Meruoca e Alcãntaras.
            Provavelmente, nesta primeira quinzena de janeiro os deputados estaduais devem votar a proposta de criação da RMS. Nossa querida Princesa do Norte é a principal cidade da Região Norte e um dos municípios com maior potencial econômico do Ceará. Por conta dessa condição, Sobral merece ser a sede de mais uma Região Metropolitana criada no nosso Estado.
            Ficarei torcendo para que o projeto de lei seja aprovado com unanimidade pelos nossos deputados. Espero que não seja apenas um sonho, mas sim uma realidade.

            NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

             *A Operação Lava Jato da Polícia Federal deverá chegar ao Ceará agora em janeiro. Na lista dos envolvidos constam os nomes de empresários e gestores públicos, inclusive o do ex-governador Cid Gomes. Vamos aguardar o desenrolar da operação.

             *Uma celebração solene realizada na Catedral de Nossa Senhora da Penha, no Crato, no último domingo(1º de janeiro), marcou o encerramento da gestão episcopal de Dom Fernando Panico e o início do pastoreio de Dom Gilberto Pestana como sexto bispo da Diocese do Crato. A celebração foi marcada pela presença de fiéis, políticos e religiosos, que fizeram questão de acolher o novo bispo da Diocese cratense.

             *O novo prefeito de Sobral, Ivo Gomes, no seu primeiro dia como gestor, esteve logo cedo no Mercado Público conversando com os feirantes. Ao ser entrevistado em uma emissora de rádio antes de ser empossado, falou que fará uma grande reforma no mercado para poder abrigar todos os feirantes que estão negociando fora do prédio.

             *O radialista internacional Dr. Silva, que é aposentado do SAAE ex-vereador e professor da UVA, foi convidado pelo vereador Itamar Ribeiro para ser seu assessor de gabinete. Uma boa escolha, pois Dr. Silva é um experiente profissional na área parlamentar. Parabéns!

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário