sexta-feira, 2 de junho de 2017

Chikungunya já matou 20 pessoas no Ceará neste ano

  O número de mortes por chikungunya no Ceará em 2017 já chega a 20. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), no fim da tarde desta sexta-feira (2). Foram seis mortes a mais que as divulgadas no último dia 26 de maio. Dentre as vítimas, 17 eram de Fortaleza, enquanto Beberibe, Caucaia e Pacajus contabilizaram uma morte cada.
No total, foram notificados 64.031 possíveis casos de infecção pela doença, dos quais 25.533 foram confirmados. A atual taxa de incidência da doença no Ceará é de 714,3 casos por cada 100 mil habitantes.
Do total de casos confirmados, 67,1% se concentram nas faixas etárias entre 20 e 59 anos, com predominância de infecção do sexo feminino. Atualmente, 120 municípios cearenses já confirmaram casos de chikungunya. Destes, 81 localidades já apresentam incidência maior que 300 casos para cada 100 mil habitantes, parâmetro utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para caracterizar uma epidemia. 
Agora eu pergunto: Quais são as ações do Governo do Estado no sentido de combater a doença? 20 irmãos cearenses já perderam suas vidas devido a falta de descaso do Governo. E a tendência é de que o número de óbitos aumente nos próximos dias. É necessário que haja uma ação enérgica por parte da Secretaria de Saúde do Estado em parceria com as secretarias municipais, como meio de evitar uma epidemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário