quinta-feira, 29 de junho de 2017

Após quase 30 anos, Sony traz de volta os discos de vinil

 Hoje,(29), a Sony anuncio que voltará a fabricar discos de vinil, devido ao aumento da demanda global pela música analógica. Durante muitos anos, o disco de vinil fez a festa dos  jovens de várias gerações. Quando ele deixou de ser fabricado há quase 30 anos para dar lugar ao CD, muitas pessoas lamentaram. Mas muita gente não deu fim aos seus velhos discos: guardaram como lembrança. E eu fui uma dessas pessoas. Ainda guardo alguns desses discos, sem pensar que jamais eles voltariam ao mercado fonográfico. A empresa  decidiu cancelar sua produção do formato em 1989.

A Sony Music Entertainment, braço musical do conglomerado japonês, decidiu retomar a fabricação de vinis durante o exercício em curso em suas duas fábricas situadas no Japão, conforme confirmou à agência Efe,  uma porta-voz da empresa, que não quis revelar o volume de produção previsto.

A empresa japonesa interrompeu a fabricação para uso doméstico dos discos em 1989, por causa da crescente fatia do mercado musical monopolizada pelos CDs, o formato físico digital que a própria Sony ajudou a desenvolver e começou a distribuir em 1982.

Renascimento do vinil


Agora, a Sony pretende se readaptar ao renascimento que vive o vinil, graças às vendas de álbuns de segunda mão e ao número crescente de novos lançamentos no antigo suporte analógico.

Além disso, a companhia instalou um novo estúdio de gravação no centro de Tóquio concebido especialmente para produzir os "masters" dos quais serão geradas as cópias em vinil e aproveitar melhor a qualidade desse formato, segundo a porta-voz.

As vendas de vinis no Japão chegaram a cerca de 800 mil unidades em 2016, oito vezes mais que em 2010, segundo dados da indústria musical do país.


Essa tendência também está sendo observada em outros lugares, como o Reino Unido - onde as vendas de vinis no ano passado chegaram a superar às de música em formato digital - e os Estados Unidos, onde 17,2 milhões de discos foram vendidos em 2016. 
Aliás, alguns coisas boas do passado estão voltando ao presente. Os bons tempos estão voltando. Desfrutei muito dos bons momentos que vivi no passado e sinto saudades daquela época. O disco de vinil logo mais estará chegando de volta ao Brasil para a alegria de muita gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário