sábado, 25 de fevereiro de 2017

A origem do Carnaval no Brasil

            Chegou o Carnaval, a festa mais popular do nosso país. É a festa de todos: do rico, do pobre, do preto e do branco e também dos estrangeiros. É a festa onde o povo esquece por quatro dias seus problemas, suas angústias e as mazelas da vida; depois tudo volta atrás e talvez, pior ainda. Muitos aproveitam o período de momo para brincar em família afastado da folia. Procuram o sertão, a serra ou mesmo o litoral para descansar; outros preferem entrar em retiro espiritual. Cada um brinca a sua maneira, mas o Carnaval é de todos.
            Mas qual é a origem do Carnaval no Brasil? Com relação a palavra carnaval, não há certeza sobre a sua origem. Uma das versões mais aceitas para a origem do termo carnaval está no Dicionário de frei Domingos Vieira. A palavra Carnaval vem do italiano carne e vale(adeus, carne), que vem do latim carnelevamen(ação de tirar a carne). Assim, pois o Carnaval é o tempo em que se tira o uso da carne.
            Os festejos carnavalescos no Brasil foram introduzidos pelos portugueses, mas ganharam um aspecto singular em nosso país. Alguns baseiam-se na festa feita pelo povo para receber a Família Real como o marco zero do Carnaval, já outros citam o surgimento dos primeiros cordões, no início dos anos 20, com o aparecimento do que mais se aproxima do Carnaval de hoje.
            A popularização do Carnaval no Brasil acontece mesmo com o surgimento das marchinhas, com destaque para a primeira composição feita especialmente para o Carnaval: Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, feita sob encomenda para o cordão Rosas de Ouro, em 1899.
           Em 1917 surge o samba. um novo gênero musical, nascido nas festas das tias baianas, com um ritmo que mistura o lundu, o frevo e a polca e que se tornou a identidade do povo brasileiro. E foi ao som do samba que o Carnaval se consagrou como a festa mais brasileira das festas, marcando a identidade do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário