domingo, 4 de dezembro de 2016

Natal: Menino Jesus ou Papai Noel?

            O Natal é a mais importante festa religiosa para todos os cristãos do mundo, pois revive o nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo. A imagem do Menino Jesus ou da Sagrada Família são os símbolos maiores do Natal. As residências e as cidades são decoradas com luzes para celebrar a Noite do Natal.
            Ao longo do tempo, tenho percebido que, para muitos cristãos, o Natal tem como símbolo primordial a figura de um velhinho barbudo, com roupa vermelha e um saco de presentes nas costas: o popular Papai Noel. O período natalino é a ocasião em que as pessoas costumam trocar presentes. Há uma certa relação entre a figura do Papai Noel e à celebração cristã.
            A História conta que São Nicolau, cujo dia é celebrado no dia 6 de dezembro, era um velhinho generoso. Nesta data, as pessoas pobres e as crianças aguardavam ansiosamente pelos presentes distribuídos pelo bom velhinho. Diante disso, as pessoas passaram a associar o nome de São Nicolau ao Natal, mas se utilizando de um outro nome. Em vez de ser Papai Nicolau, passaram a chamá-lo de Papai Noel, que se tornou o símbolo maior do período natalino, especialmente para as vendas do comércio. O aumento do faturamento das vendas no período, deve-se a figura do bom velhinho e não da figura do Menino Jesus.
            As crianças quando chegam nas lojas acompanhados dos pais, dão logo de cara com um enorme Papai Noel, o bom velhinho presenteador, que lembra um bom e caro presente. As crianças não conhecem a imagem do Menino Jesus. Não associam o Natal ao nascimento de Jesus Cristo, mas sim ao Papai Noel. Elas não são preparadas pelos pais para saberem que o Natal significa um tempo de amor, paz, alegria e misericórdia para com os irmãos, e não obrigatoriamente, a troca de presentes. Não são preparadas para saberem que Papai Noel significa um apelo dos comerciantes para aumentarem suas vendas durante os dias que antecedem a festa do Natal. Não são preparadas para saberem que o verdadeiro símbolo do Natal é o Menino Jesus. o divino aniversariante.
            O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, que também passa para as crianças sobralenses esse conceito errado do Natal, instalou na Praça da Coluna da Hora, uma pobre decoração natalina com quatro imensos Papais Noéis em cada canto da praça. Deveria ter colocado um presépio .Como é que as crianças podem associar o Natal ao nascimento de Jesus Cristo se o prefeito e os pais colaboram para um falso conceito?
            Fica aqui meu apelo: Não troque o Menino Jesus pelo Papai Noel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário