sábado, 23 de setembro de 2017

Setembro Dom José: relembrando nosso maior benfeitor

          Setembro é o mês dedicado à Bíblia, a Palavra de Deus, e também ao nosso maior benfeitor: Dom José Tupinambá da Frota, que tornou-se o 1º Bispo-Conde da Diocese de Sobral em 20 de janeiro de 1916, nomeado pelo Papa Bento XV. Sua posse como 1º Bispo da nova Diocese ocorreu no dia 22 de julho de 1916, na Catedral, às 17h.
          O inesquecível, saudoso e amado Dom José realizou importantes obras dedicadas ás pessoas carentes de Sobral e toda Zona Norte. A sua grande e última obra, o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, foi inaugurado em 8 de setembro de 1953. No seu profícuo episcopado de 43 anos, ordenou 98 padres.
         Nosso querido bispo nasceu em Sobral em 10 de setembro de 1882. A casa onde ele nasceu localiza-se na atual Rua Domingos Olímpio, próxima ao prédio da SEFAZ, no centro da cidade. Esse grandioso vulto sobralense de fé, foi um homem a frente do seu tempo, um grande visionário que projetou a expansão de Sobral no futuro.
          Foram várias as obras idealizadas por ele. A primeira delas foi a construção do Seminário da Betânia para a formação dos padres da Diocese, localizado próximo ao atual Parque Lagoa da Fazenda, que naquele tempo constituia uma fazenda. Depois, idealizou a construção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral no outro extremo da cidade, próximo ao rio Acaraú e da antiga Fábrica de Tecidos, onde havia no local, uma vacaria em pleno matagal. Mas ele não parou por aí. Tocou outras obras em benefício da população carente. 
           Manter cada vez mais viva a memória de Dom José e preservar o grande legado cultural por ele deixado a todos os sobralenses, assim como passar às novas gerações a importância dessa memória, é também preserva nossa própria identidade. Dom José partiu para a eternidade na noite do dia 25 de setembro de 1959, aos 77 anos. Nessa data eu estava com apenas sete meses de idade. Lamento muito não tê-lo conhecido, mas meu pai, que o conheceu muito bem, me fala muito do seu trabalho como bispo. Portanto, na próxima segunda-feira, comemora-se os 58 anos de sua morte.
          Quero aqui enaltecer o trabalho do Centro Cultural Dom José, nas pessoas dos seus fundadores Expedito Vasconcelos e Dr. Chico Prado, que todos os anos no Setembro Dom José, preparam uma vasta programação para homenagear o Operário de Deus, o nosso maior benfeitor, o verdadeiro amante de Sobral: Dom José Tupinambá da Frota. Salve Dom José!
          É lamentável não haver nenhuma programação realizada pela Secretaria de Cultura do Município e nem da própria Diocese alusiva ao Setembro Dom José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário