sábado, 9 de setembro de 2017

Deputados querem adotar mais cinco feriados nacionais no Brasil

Tramitam no Congresso Nacional projetos para a adoção de mais cinco feriados nacionais no Brasil, que atualmente conta com 11. Segundo levantamento do jornal Gazeta do Povo, parlamentares querem transformar em dia de folga algumas datas como o Dia da Mulher, o Dia de São João e do Dia da Consciência Negra, mas também outros mais polêmicos.
Um deles seria o Dia da Adoração a Deus, proposto pelo deputado Missionário José Olimpio (PP-SP), que seria celebrado no segundo sábado de março. O outro seria o Dia de Declarar Amor ao Brasil, em 6 de setembro, proposto pelo Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros mas não "abraçado" por nenhum parlamentar até o momento.
Por outro lado, há deputados que desejam diminuir o número de feriados nacionais. Newston Cardoso (PMDB-MG), por exemplo, avalia que o Dia da Proclamação da República, em 15 de novembro, não precisaria estar no calendário pelo fato de a República ter sido instituída sem participação popular.
Por fim, há projetos que sugerem a mudança para a segunda-feira de feriados que caiam às terças, quartas e quintas, de modo a excluir os chamados "feriados prolongados".
O Brasil é um dos países do mundo que tem mais feriados, desagradando muitos empresários, especialmente comerciantes e industriais, comprometendo seus lucros. A criação de mais cinco feriados, provavelmente, causaria protestos por parte dos empresários. Com 16 feriados,os trabalhadores é quem sairiam ganhando. 
Mas como no Congresso Nacional a maioria dos parlamentares é de empresários, com certeza os projetos de criação de novos feriados serão vetados por eles. Aqui em Sobral muitos comerciantes abrem suas portas em alguns feriados, ferindo a legislação trabalhista. Isso ocorre porque não há uma fiscalização rigorosa por parte do Ministério do Trabalho. Sem punição, não há como combater a transgressão da legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário