sábado, 18 de março de 2017

São José: o santo das chuvas e padroeiro do Ceará

            Hoje, dia 19 de março, é o dia de São José, um dos santos mais populares do nosso Ceará. A devoção do cearense pelo santo começou há mais de 300 anos, quando pescadores encontraram uma enorme imagem de São José no litoral cearense. São José do Ribamar foi declarado padroeiro da cidade de Aquiraz, primeira capital do Ceará.
            A partir daí, o sertanejo cearense deposita em São José suas esperanças de um bom inverno, que é prenúncio de boa colheita, água para a lavoura e mesa farta para o resto do ano. No entanto, nem todos os anos não ocorre um bom inverno, e é aí que entra a relação do santo com as chuvas do Ceará.
            O dia de São José ocorre durante a Quaresma e coincide com a passagem do equinócio, que no Ceará corresponde ao início do período de chuvas. Segundo a tradição, se chover no dia 19 de março, dia do nosso santo padroeiro, será sinal de que a partir daí, começará o período das grandes chuvas no nosso estado.
            Já estamos vivenciando um bom inverno, e se hoje chover, o inverno continuará bom até o final de abril. Assim seja! Vamos pedir a Deus, por intermédio de São José, que continue chovendo para que as águas alimentem nossos mananciais, proporcionem boas colheitas de legumes e nos livrem de um racionamento de água.
            São José é a esperança nordestina.Salve, salve, o nordestino, guerreiro ousado na fé, que crê no santo divino, nas bênçãos de São José.
            
            QUEM FOI SÃO JOSÉ 

                     Descendente de Davi, José, o carpinteiro da Galileia, foi escolhido por Deus para ser o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo Era um artesão simples e modesto. Ensinou a Jesus seu ofício na sua carpintaria. Morreu provavelmente, pouco antes de Jesus começar sua pregação pública. Salve São José! Salve o patrono dos cearenses.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário