quarta-feira, 1 de março de 2017

Cinzas, Quaresma e Campanha da Fraternidade

            Hoje, 1º de março, é Quarta-feira de Cinzas quando tem início o período quaresmal, que começa hoje e termina no domingo de Páscoa. Hoje também, a CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), faz a abertura da Campanha da Fraternidade 2017, cujo tema é Fraternidade: Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida e que tem como Lema: Cultivar e guardar a criação(Gn. 2,15).
            A Campanha da Fraternidade de 2017 tem como objetivo principal cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. Um dos objetivos específicos da campanha é aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro.
            Bioma quer dizer a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água. superfície e animais. Uma paisagem que mostra uma unidade entre os diversos elementos da natureza. Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum. Temos seis biomas no Brasil: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa.
            O nosso bioma é a Caatinga. Será uma grande oportunidade de aprofundarmos nossos conhecimentos e o nosso compromisso com o o nosso bioma. O termo Caatinga é de origem indígena e significa "mata branca", sendo o único bioma exclusivamente brasileiro, situado no Nordeste brasileiro. Tem um clima semiárido, sendo o semiárido mais chuvoso do planeta. Em tempo de seca, a Caatinga "dorme" e poupa água e energia para voltar à vida plena durante as primeiras chuvas. 
            O Papa Francisco, na Encíclica  Laudato Si, faz um hino de louvor à criação e ensina a importância de se cuidar de cada bem da natureza, bem como evitar o desperdício, principalmente da água. A depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior.
             A Campanha da Fraternidade deste ano que fazer de cada pessoa alguém comprometido com o cuidado da Criação e que alerte a todos para que o futuro do planeta seja assumido hoje e todos estejam comprometidos com o desmatamento zero. Precisamos cuidar dos nossos biomas, preservar as florestas, conservar os rios e mananciais longe da poluição e evitar as queimadas e  depredação. Resumindo: devemos preservar o meio ambiente, o habitat da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário