sábado, 25 de março de 2017

25 de março: exemplo de liberdade para o Brasil

            Dia 25 de março é o dia da Data Magna do Ceará. Foi nesse dia no ano de 1884, que a província do Ceará torno-se a primeira do Brasil a libertar seus escravos, ou seja, quatro anos antes da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea, abolindo de vez a escravidão do Brasil. No entanto, antes da abolição da escravidão da provìncia do Ceará, a Vila do Acarape, hoje Redenção, foi o primeiro núcleo urbano a libertar seus escravos, aproximadamente 300, no dia 1º de janeiro de 1883.
            Os principais abolicionistas cearenses foram Artur de Vasconcelos, José do Amaral, Luís Napoleão e Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, apelidado mais tarde por Dragão do Mar. Mas foi aqui em Sobral, que ano de 1880, surgiu o primeiro movimento abolicionista, encabeçado por uma mulher que deu os primeiros passos que iniciaram a liberdade dos escravos da provìncia: Maria Thomásia Figueira Lima, uma sobralense branca que lutou a vida inteira pela libertação dos escravos. Foi cognominada de "A Libertadora", pois durante o dia, em Fortaleza, arrecadava fundos para comprar e libertar escravos; à noite, ajudava companheiros a "roubar" escravos das senzalas e os libertava.
            Diante dessa iniciativa da sobralense Maria Thomásia, podemos afirmar que foi aqui de Sobral que partiu o 1º movimento a favor da abolição da escravidão na provìncia cearense. Mais do que justo o feriado estadual do dia 25 de março. No Brasil, o Ceará é conhecido como a" Terra da Luz", por ser a primeira provìncia a libertar seus escravos, em 1884.
            A tão sonhada abolição da escravidão no Brasil, teve como partida o Ceará, despertando o interesse de outros abolicionistas das demais provìncias.. Viva a Liberdade! Viva a Terra da Luz! Viva o Ceará!


Nenhum comentário:

Postar um comentário