segunda-feira, 19 de março de 2018

São José: o carpinteiro de Nazaré, pai adotivo de Jesus e padroeiro do Ceará


     
 Hoje é o dia do santo padroeiro do Ceará, São José. Por esse motivo, é um dia feriado no nosso Estado, para que os cearenses possam homenagear e cultuar o santo das chuvas, o pai adotivo de Jesus Cristo. Em homenagem ao nosso santo padroeiro, estou postando o histórico de São José e como começou a devoção dos cearenses por ele.

          QUEM FOI SÃO JOSÉ


           A Bíblia fala somente que seu pai era Jacó, sobre sua mãe, pouco se sabe. José nasceu em Belém de Judá, onde viveu até os 12 anos, idade em que todos se tornavam adultos. Começou na lavoura, e logo mostrou notável vocação para o trabalho com madeira. Tinha 26 anos, quando conheceu Maria e logo conquistou a confiança dos pais dela, Joaquim e Ana, em Nazaré. O casamento dos dois foi obra do Espírito Santo. Maria tinha 15 anos.
         O Livro Sagrado, fonte biográfica de São José, resume o pai adotivo de Jesus Cristo em duas palavras: homem justo(Mt 1,19). O que, oficialmente é sabido. é que sua descendência é do Rei Davi, soberano em Israel, e seu ofício, carpinteiro. O nome José significa, em hebraico, "Deus acrescenta ou cumula de bens". São José foi declarado padroeiro da Igreja pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1870.

          O SANTO DAS CHUVAS E DOS OPERÁRIOS.

           No calendário católico, há dois dias festivos para São José: 19 de março(para o José de Nossa Senhora) e 1º de maio(data de São José Operário). O dias 19 é o mais esperado pelos agricultores, marcado como último aviso de boas chuvas, A quadra invernosa no Ceará pega os meses de fevereiro a maio, e a crença sertaneja defende que, se não chover até o dia 19, é presságio de seca no ano.

          A DEVOÇÃO DOS CEARENSES A SÃO JOSÉ


          A devoção cearense ao pai adotivo de Jesus Cristo começou pela antiga Vila de São José(nome de Aquiraz, 30 km de Fortaleza), no período colonial. A primeira capital do Estado ainda guarda no altar de sua Igreja Matriz(construída em 16l3), a imagem que nomeou a Vila São José de Ribamar ou São José de Botas. São José se tornou padroeiro do Ceará desde a inauguração da primeira paróquia, no dia 6 de agosto de 1761, em Aquiraz, primeira capital do nosso Estado.
         Os municípios cearenses que celebram hoje o dia do nosso Santo Padroeiro , além de Aquiraz, são Missão Velha, Catarina, Granja, Maracanaú, Potengi e Ubajara.

            SALVE SÃO JOSÉ, O SANTO DAS CHUVAS E O PADROEIRO DO CEARÁ! 

            Espera-se que hoje chova em algumas regiões do Ceará. Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário