sábado, 10 de setembro de 2016

Setembro: mês da Bíblia e Dom José Tupinambá da Frota

            Para nós da Igreja no Brasil, desde 1971, setembro tornou´se o mês da Bíblia e, já desde 1947, o último domingo do mesmo  mês é comemorado como o Dia da Bíblia. Talvez nem fazemos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a História  da humanidade. Só no século  XX foram impressos mais de um bilhão e meio de exemplares, em mais de 1.600 idiomas diferentes, tornando-se o maior "best- seller"de todos os tempos. Nunca a palavra de Deus foi tão meditada, lida e comentada como em nossos dias.
            Muitas pessoas têm em casa uma Bíblia, mas ela não é lida. Em alguns lares ela é apenas um enfeite aberto num móvel da sala ou do quarto, dando a entender que é um livro lido por toda a família, mas que na verdade,  talvez, um ou dois ou até mesmo nenhum membro da família a retira do móvel e, ás vezes, empoeirada, para ler um dos seus1.238 capítulos ou dos seus 40.030 versículos.
            A Bíblia é a Palavra de Deus que nos orienta na vida e que nos mostra o caminho da salvação. Nela, Deus nos revela todo o seu plano de amor e de misericórdia para conosco. Neste mês da Bíblia procure fazer algumas leituras e guarde no seu coração o que Deus nos fala. Leia a Bíblia. Deus quer de nós uma nova vida.
            Aqui em Sobral, setembro é o mês dedicado ao nosso maior benfeitor, Dom José Tupinambá da Frota. Dom José nasceu em Sobral em 10/09/1882( se vivo fosse, hoje estaria completando 134 anos)  e faleceu em sua terra natal em 25/09/1959, no mesmo ano em que nasci. Quando ele faleceu, eu tinha apenas oito meses de vida. Infelizmente não cheguei a conhecê-lo. Foi o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Sobral,  pelo papa Bento XV, em 10/11/1915. Dom José foi nomeado bispo em 20/01/1916, tomando posse em 22/07/1916, às 17h, em cerimônia realizada na nossa Catedral.
            Nosso  primeiro e querido bispo foi responsável pela construção de importantes obras na cidade na condição de bispo. Foi um grande visionário da futura expansão de Sobral, quando construiu o Seminário da Betânia num extremo da cidade e a Santa Casa no outro extremo. Deixou um grande patrimônio para a Diocese com várias obras beneficientes. Durante seu bispado, Dom José nomeou 98 padres, deixando nossa Diocese bem abastecida de sacerdotes.
            Mais uma vez, neste mês de setembro, Sobral revive a História do seu maior benfeitor. O Centro Cultural Dom José, comandado por Expedito Vasconcelos e Dr. Chico Prado, dentro do Setembro Dom José, está com uma vasta programação dedicada ao nosso dileto e inesquecível bispo.
                                                     SALVE DOM JOSÉ, O OPERÁRIO DE DEUS,
                                                      O SOBRALENSE DE TODOS OS TEMPOS
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário