domingo, 25 de setembro de 2016

25 de setembro: há 57 anos, Dom José partia para a Eternidade

            Hoje está completando 57 anos do falecimento do nosso maior benfeitor e 1º bispo da Diocese sobralense, Dom José Tupinambá da Frota. Quando ele faleceu, eu estava com apenas oito meses de nascido. A noite do dia 25 de setembro de 1959 ficou gravada na lembrança dos sobralenses. As badaladas dos sinos das igrejas e a voz inconfundível do locutor José Maria Soares, através do Jornal Sonoro H 22, da extinta Rádio Iracema de Sobral, anunciavam que às 21h30 falecia Dom José Tupinambá da Frota, no Palácio do Bispo, hoje Museu Diocesano. O grande bispo, que nascera em Sobral a 10 de setembro de 1882, partia para a Eternidade com 77 anos e 15 dias.
            Do Palácio, seu corpo foi transladado para a Igreja do Menino Deus, onde foi velado a noite inteira, tendo sido o grande número de pessoas que para lá se dirigiu, além de todo o Clero local e da região. Depois das 8h do dia seguinte, o cortejo dirigiu-se para a Catedral, onde aconteceram os funerais solenes.
            As mais destacadas personalidades do Clero estiveram nas últimas homenagens ao corpo do dileto e benquisto bispo sobralense, dentre elas, Dom Antônio Lustosa de Almeida, arcebispo de Fortaleza, Dom José Bezerra Coutinho, bispo auxiliar de Dom José, e o vigário geral da Diocese, Mons.José Osmar Carneiro, dentre outras. Á tarde, depois da solene missa concelebrada, o esquife com o corpo de Dom José  baixou à sepultura na Capela do Santíssimo Sacramento, na ala esquerda da Catedral de Sobral.
            Ainda hoje o povo sobralense sente falta deste inesquecível bispo. Foi o maior benfeitor de Sobral, um operário de Deus, que trabalhou incansavelmente em benefício da população carente de Sobral e de toda Região Norte. Dom José foi um verdadeiro amante de Sobral. Deixou grandes obras que iniciaram a expansão e o desenvolvimento da Princesa do Norte. Salve Dom José!
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário