sábado, 27 de agosto de 2016

Lembrando Dom Hélder Câmara

          Hoje 27 de agosto, está completando 17 anos que Dom Hélder Câmara, o arcebispo da paz, partiu para a eternidade. Esse inesquecível religioso cearense foi o fundador e primeiro presidente da CNBB e quando faleceu, estava aposentado, sendo arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife. Tinha 90 anos e era considerado uma das mais importantes figuras do processo de renovação que a Igreja Católica viveu no Brasil a partir dos anos 50. Era uma espécie de patrono da chamada "ala progressista do Clero".
          Dom Hélder Pessoa Câmara nasceu em Fortaleza na data de 7 de fevereiro de 1909. Com sua voz contra a Ditadura Militar, o religioso foi indicado a receber o prêmio Nobel da Paz\ nos anos de 1970, 1971, 1972 e 1973. Em 1980, em visita ao Brasil, o papa João Paulo II o cumprimentou dizendo: "-Irmão dos pobres e meu irmão".
          Conheci esse santo arcebispo quando morei na capital pernambucana durante 20 anos. Por algumas vezes vi Dom Hélder caminhando lentamente pelas ruas do centro do Recife com sua batina preta, e sempre era cumprimentado por homens, mulheres e crianças. Seus sermões eram um bálsamo para nossos problemas. Era um excelente palestrante. Por várias vezes foi convidado para proferir palestras em alguns países. Certa vez assisti uma de suas palestras na Faculdade de Direito do Recife, onde estavam presentes centenas de jovens universitários e algumas autoridades políticas. Confesso que fiquei encantado com tanta  sabedoria.
          Para mim, Dom Hélder foi um homem culto, sábio, generoso, humilde, defensor dos direitos humanos e dos pobres, e acima de tudo,uma santidade em pessoa.Seu corpo está sepultado na Sé de Olinda, ao lado do de Dom José Lamartine, que foi seu bispo auxiliar. Viva Dom Hélder lá no Céu, contemplando a face de Deus, de Jesus Cristo e da Mãe Maria, por quem ele tinha grande devoção. Faleceu no dia 27 de agosto de 1999, na capital pernambucana.
         
               Pensamento de Dom Hélder Câmara:  "Mesmo que a maior angústia te visite e te acompanhe, não deixes que ela se reflita em teu rosto. Mundo agitado e triste precisa que leves contigo tua paz e tua alegria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário