quinta-feira, 24 de março de 2016

Julgamento e morte de Cristo




          Amanhã é Sexta-Feira-Santa ou Sexta-Feira da Paixão, dia em que todo o povo cristão revive a Paixão e Morte de Jesus Cristo. É dia de jejum e abstinência. Escrevei aqui um breve histórico de como foi seu julgamento e sua morte pelo poder do Império Romano.
          Durante o julgamento e condenação de Jesus Cristo, o Imperador Romano da época era Tibério César, filho adotivo de Otávio Augusto, que o sucedera no poder. Foi um imperador ditador e perverso. Naquele tempo, Pôncio Pilatos era procurador de Roma e o governador da Judeia, província do sul da Palestina. Foi quem julgou e proferiu a sentença de morte na crucificação de Jesus.
          Assim, Jesus de Nazaré, o Cristo Crucificado, fora preso durante a Semana da Páscoa, no ano 30 da Era Cristã. Julgado e condenado á morte por crucificação, faleceu aos 33 anos de idade.

                                                 
                                                               A SENTENÇA DE CRISTO
          No ano dezenove de Tibério César, Imperador Romano de todo o mundo, eu Pôncio Pilatos, aqui Presidente do Império Romano, dentro do Palácio, julgo condeno e sentencio à morte, Jesus, chamado pela plebe, Cristo Nazareno e galileu de nação, homem sedicioso, contra a Lei Mosaica e contrário ao grande Imperador Tibério César.
          Determino e ordeno por esta, que se lhe dê morte na cruz, sendo pregado com cravos como todos os réus, porque congregando e ajustando homens, ricos e pobres, não tem cessado de promover tumultos por toda a Judeia, dizendo-se filho de Deus e Rei de Israel, ameaçando com a ruína de Jerusalém e do sacro Templo, negando o tributo a César, tendo ainda o atrevimento de entrar com ramos e em triunfo, com grande parte da plebe, dentro da cidade de Jerusalém.
          Que seja ligado e açoitado. e que seja vestido de púrpura e coroado de alguns espinhos, com a própria cruz aos ombros para que sirva de exemplo a todos os malfeitores. e que juntamente com ele, sejam conduzidos dois ladrões homicidas, e que se conduza Jesus ao monte público da Justiça, chamado Calvário, onde crucificado e morto, ficará seu corpo na cruz, como espetáculo para todos os malfeitores, que sobre a cruz se ponha, em diversas línguas, este título: Jesus Nazarenus, Rex Judeorum(Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus).

          SEXTA-FEIRA SANTA NA CATEDRAL DE SOBRAL

                    Às 15h será realizada a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor. Trata-se da proclamação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, segundo o Evangelho de São João.. É uma solene Ação Litúrgica com o Sermão das 7 palavras, que Jesus pronunciou na cruz, a apresentação da cruz que é venerada pelos fiéis, com preces e intercessão pelas necessidades universais e participação na Santa Comunhão Eucarística. Na Sexta-Feira Santa não há celebração de missa.
                    Às 17h, após a Ação Litúrgica, terá início a Procissão do Senhor Morto, percorrendo algumas ruas do centro da cidade, retornando à Catedral. É um ato de piedade muito apreciado pela população, trazido da Europa, desde os tempos da colonização portuguesa. O povo católico sobralense acompanha essa procissão com fé, revivendo ao vivo e Paixão e morte de Cristo.

                      REFLEXÃO SOBRE A SEXTA-FEIRA SANTA

              Somos os apóstolos fiéis de Jesus ou somos Judas? Existem hoje aqueles que tratam Jesus como ausente, alegando falta de tempo para encontrá-lo. Outros, ancorados aos seus bens materiais, entregam Cristo com mais intensidade que Judas. O homem tem sede de infinito, de felicidade, de paz e esses valores só estão em Deus. Daí ser necessário conquistá-los, seguindo o exemplo de Cristo, participando de sua morte e ressurreição, morte ao pecado e ressurreição seguindo uma vida na graça, procurando as coisas do alto.  
             Se Jesus nos amou e deu a vida gratuitamente por nós, somos convidados e movidos a fazer o mesmo uns pelos outros.


POLITICAGEM

             *Fico aqui pensando com meus botões e me indagando por onde anda a imprensa livre, isenta, investigativa e imparcial de Sobral. A maioria dos membros da nossa imprensa é atrelada ao poder. Vive elogiando o gestor municipal, mesmo sabendo que sua administração é desaprovada pela população;
     
              *"Político é o sujeito que pensa uma coisa, diz outra e faz o contrário"(José Cavalcanti, filósofo e político paraibano);

               *"Há políticos iguais a porcos: brigam na comida, e na dormida já estão uns por cima dos outros"(José Cavalcanti);

                *"Os políticos e as fraldas devem ser mudadas frequentemente e pela mesma razão(Eça de Queiroz):

                 *Há políticos que nunca amadurecem: já nascem podres;

                  *"Há prefeitos que durante os quatro anos de gestão fazem mas mal ao município do que quatro anos de estiagem. São mais vorazes que lagartas e gafanhotos"(Pe. Antônio Vieira). Aqui na região Norte existem muitos prefeitos que se encaixam neste pensamento do Pe. Antônio Vieira;

                  *"Durante a campanha, o eleitor mama na vaca do político. Depois de eleito, o político mama na vacaria do governo e o eleitor torna-se um bezerro enjeitado"(Wagner Rolim, agrônomo).



                               


             
         
        .
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário