quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Janeiro Roxo: campanha de combate à Hanseníase

 O governo e associações médicas fazem campanha janeiro roxo com foco no combate à hanseníase. Em Mato Grosso, um menino de 11 anos, portador da doença, morreu no primeiro dia do ano, que marcou também o início da campanha.
A criança foi internada no domingo (31) com infecção generalizada e morreu na madrugada do dia 1º de janeiro, no Hospital Regional de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá. Daniel Rodrigues Santiago era portador de hanseníase multibacilar e estava em tratamento há três meses.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível. Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente.
A orientação é que as pessoas procurem o serviço de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se ela apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase imediatamente.
Portanto, ao perceber qualquer mancha no seu corpo insensível ao toque, procure de imediato o PSF do seu bairro para fazer o exame específico da doença. Caso o exame acuse que essa mancha indique o início da doença, comece de imediato o tratamento médico, pois no início ela é curável 
Aproveite a campanha Janeiro Roxo e faça seu diagnóstico. Prevenir sempre é bom quando se fala em saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário