segunda-feira, 3 de abril de 2017

Monumento de Luzia Homem está totalmente deteriorado

            No último sábado ao me deslocar até o mercado resolvi ir até o monumento de Luzia Homem, localizado ao lado do Batalhão da Polícia Militar, pois a última vez que estive lá foi quando ainda era pré-adolescente. Confesso que fiquei abismado com o estado de abandono em que se encontra o monumento daquela que inspirou o romance do renomado escritor sobralense Domingos Olímpio, Luzia Homem, uma de suas principais obras literárias.
            A estátua está totalmente danificada pelo tempo e pelos vândalos. Está quebrada em várias partes e faltando alguns pedaços. Uma verdadeira falta de respeito à memória do povo sobralense. Não sei a restauração e conservação do monumento é de responsabilidade do Batalhão ou da Prefeitura Municipal.
            O fato é que aquele monumento está merecendo uma completa restauração.O canteiro que deveria está florido, está tomado pelo mato e as luminárias, provavelmente, estão apagadas à noite. No pedestal de pedras que sustenta a estátua há uma placa de bronze com letras ilegíveis. Com muito esforço consegui decifrar o que estava escrito: um pequeno trecho do romance Luzia Homem, de Domingos Olimpio. Estava também escrito: sugestão: Câmara Júnior de Sobral. Realização: prefeito Joaquim Barreto Lima. 12/01/1973. Nesta data, Sobral estava completando o seu bi-centenário.
             Espero que aquela estátua seja recuperada o mais breve possível. Não devemos menosprezar aquilo que foi feito com dedicação e que relembre nossa história. Luzia Homem e Domingos Olímpio estão enraizados na história de Sobral e devem ser respeitados pelo poder público.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário