sexta-feira, 14 de abril de 2017

Histórico sobre as imagens da Catedral de Sobral

            As imagens do Bom Jesus dos Passos, a do Senhor Morto e a de Nossa Senhora das Dores que estão guardadas na Catedral de Sobral, são de rara beleza por terem sido esculpidas na Europa durante o período barroco. Elas constituem um acervo da cultura e da religiosidade do povo sobralense e que fazem parte de duas procissões tradicionais e ligadas à história de Sobral, onde o povo católico da cidade revive a Paixão e Morte de Cristo e que há mais de um século percorrem as ruas do centro da cidade. Imagens de rara beleza semelhantes as de Sobral, no Nordeste, só existem em duas capitais: Recife e Salvador.
            As referidas imagens foram adquiridas para a a Catedral de Sobral pelo Pe. João Ribeiro Pessoa, natural do Recife, que era curador e vigário da Vara e da Vila de Sobral. Não  foi possível averiguar a data exata da aquisição das imagens, mas é certo que foi no século XIX. Foram trazidas da Europa, provavelmente da França, sendo transportadas de navio até o porto de Camocim.
            A imagem do Senhor Morto, cujos braços são de mola, primitivamente conservava-se suspensa numa grande cruz de madeira, que era o grande crucifixo da sacristia, conforme o uso das igrejas de Portugal e de quase todas as igrejas do Brasil. Estava colocada no centro da sacristia do lado do nascente, junto à parede do fundo.
            Vale lembrar uma piedosa cerimônia que se costumava celebrar na Matriz, na Sexta-feira da Paixão: o descimento da Cruz. Colocada a cruz com a imagem do Senhor Crucificado na capela-mor, a imagem era deposta sobre o esquife por alguns irmãos revestidos de roupa roxa, logo que terminava o sermão. Em seguida. tinha início a comovente procissão do Enterro, percorrendo algumas ruas em torno da Matriz.
            Devido a certos abusos e a falta de respeito, foi essa cerimônia proibida por Dom Joaquim José Vieira, 2º Bispo do Ceará.

            CURIOSIDADES SOBRE A SEMANA SANTA EM SOBRAL

             * Hoje, 14 de abril, está completando 258 anos em que foi celebrada a primeira Semana Santa em Sobral, na primitiva capela da Fazenda Caiçara, Era o dia 14 de abril de 1759;
             
             * No ano de 1971, uma copiosa chuva que caiu na tarde da Sexta=feira Santa sobre Sobral, impediu a saída da procissão do Senhor Morto .Por ordem de Dom Walfrido, a procissão foi realizada no interior da Catedral, saindo do lado esquerdo e terminando no lado direito. Neste ano eu estava com 12 anos de idade e estava acompanhado do meu pai;

            * Durante muitos anos, a procissão do Senhor Morto só podia ser acompanhada pelo os homens; as mulheres ficavam aguardando na Catedral  a chegada da procissão. Hoje, todos os fiéis acompanham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário